Odontopediatria


A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que lida com a saúde oral das crianças e dos adolescentes. Na Clínica Dentária Essência dos Olivais, temos profissionais especializados nesta área, com as melhores soluções para os mais pequenos. Muitas vezes as consultas de Medicina Dentária com crianças tornam-se delicadas.

1. Estamos inscritos no programa de Cheques Dentista. O programa permite a realização de um ou mais procedimentos dentários em crianças e adolescentes, idosos e mulheres grávidas. Saiba mais em cheque dentista»

2. Promovemos acções de educação e conscientização sobre saúde oral em escolas e eventos organizados na Clínica. Se perdeu algum dos nossos eventos, poderá marcar uma consulta dos os nossos Odontopediatras para uma explicação detalhada dos cuidados necessários, ou aceder à página “Sobre a sua saúde Oral“, pertinente para adultos e crianças.

3. Temos um serviço diferenciado de Sedação Consciente para crianças. Saiba mais sobre esta técnica no texto abaixo.

Odontopediatria com sedação consciente.

O medo de ir ao dentista é um problema e uma barreira universal para a procura de tratamento dentário. Pode ser adquirido na infância, por experiências desagradáveis, ou indiretamente, por relatos de pais, parentes e conhecidos, permanecendo na idade adulta. Este receio, presente em grande parte da sociedade, pode atingir mais de 40% da população, que evita assim procurar atendimento odontológico devido ao medo e à ansiedade. Um dos grandes desafios para a Medicina Dentária moderna é o controlo do medo e da ansiedade do paciente, sentimentos geradores de stress, e proporcionar qualidade de atendimento e conforto durante o procedimento clínico. Estas preocupações devem ser tidas em conta logo na consulta. A sedação consciente com protóxido de azoto e oxigénio é rotineiramente realizada nos EUA desde os anos 60, sendo considerada a técnica mais segura e eficaz na Odontopediatria. O protóxido de azoto é um gás incolor, sem odor ou sabor desagradáveis, não é inflamável nem irritante e não se liga a nenhum elemento sanguíneo, logo não é degradado no organismo, atingindo uma rápida concentração no cérebro.

Muitas vezes as consultas de Medicina Dentária com crianças tornam-se delicadas.

É comum que as crianças não se sintam confortáveis nas suas primeiras visitas ao Dentista, ou que estejam irrequietas, ansiosas ou pouco cooperantes com o médico dentista. Se houver um grande número de tratamentos a realizar, tal poderá de igual modo tornar-se um obstáculo a que a consulta decorra nos seus trâmites normais, o mesmo se aplicando a crianças portadoras de deficiências psicomotoras. Assim, a sedação consciente com protóxido de azoto e oxigénio é um importante aliado do médico dentista e da criança, uma vez que possibilita que esta fique mais calma e relaxada, por períodos mais prolongados, permitindo ao clínico realizar os tratamentos necessários.

A sensibilidade é reduzida, pois o protóxido de azoto produz um certo grau de analgesia, mas este não é um substituto para o anestésico local.

Tal como nos outros métodos de sedação, a combinação da sedação inalatória com a anestesia local é necessária e vantajosa. Esta técnica proporciona também um aumento da cooperação do paciente, reduzindo ou eliminando a sua ansiedade, proporcionando uma sensação de segurança e conforto, além de aumentar o controlo sobre os movimentos e reações adversas durante a consulta.

Para que a sedação resulte, o paciente tem de respirar calmamente pelo nariz, sendo fundamental a cooperação ao ser sedado.

Visto tratar-se de um gás pouco potente, o efeito sedativo tem um início rápido e a recuperação normalmente ocorre entre 3 a 5 minutos. A sedação pode ser interrompida em qualquer altura, bastando, para tal, que o doente respire apenas oxigénio durante alguns minutos. O paciente mantém-se sempre consciente durante todo o período em que está a ser sedado, respirando sozinho e respondendo à estimulação física ou ao comando verbal.


Marcar uma consulta